Dr. Luiz Felippe Caquetti
Dr. Caquetti é Médico, Pós-Graduado em Nutrologia e Medicina Esportiva, Educador, Palestrante Internacional, Pesquisador Chefe do Centro de Pesquisa do Instituto Dr Caquetti.
Trajetória profissional
Desde criança eu gostava de pessoas, de me relacionar e saber mais profundamente os anseios, desejos e histórias delas.
Me colocava naturalmente no lugar do outro e conseguia sentir o que os outros sentiam em qualquer momento de alegria ou tristeza.
As pessoas me procuram sempre para desabafar algo ou para aconselhá-las. Cresci com alguns problemas de saúde: uma ASMA bem grave que me levou ao respirador de UTI com 3 anos de idade; fiquei refém do uso de corticóides sistêmicos que na época pareciam ser a única solução para o caso, como consequência cheguei aos meus 11 anos com o peso de 113 kg e ainda dependente de corticóides.
Isso levou a busca incessante da minha mãe por alguma opção as medicações tão danosas, quando nos deparamos com uma medicina que na época a chamavam de alternativa. Para mim, foi a alternativa correta, pois com suplementos adequados para o meu metabolismo, assim como a identificação de alimentos que me prejudicavam, associado a progressão de técnicas de jejum, respiração e meditação, encontrei uma remissão ao quadro e consegui o desmame de corticoides, como também a consequente eliminação do excesso de peso acumulado.
Resolvi estudar medicina por ser apaixonado por gente e através desta área de atuação posso abraçar de forma verdadeira mas também científica pessoas que buscam minha ajuda.
Logo me coloquei na posição de eterno aprendiz, porém questionador já que havia vivenciado duas verdades: uma que me salvou por um momento e me estragou por anos e outra que me trazia equilíbrio e de fato saúde.
Desde 2004 acompanho como acadêmico os estudos e avanços na medicina, principalmente em uma área particular: a Ozonioterapia, da qual passei a participar de cursos nacionais e internacionais como ouvinte. Em 2009, aos 23 anos, em minha formatura tive a honra de ser convidado a integrar o Conselho Diretivo da ABOZ (Associação Brasileira de Ozonioterapia) na época a entidade representativa dos avanços desta ciência aqui no Brasil e onde me farei presente até 2022.
Interessante como eu precisava de mais puxões de orelha para caminhar na direção de conhecimentos bem específicos. Em 2009-2010 voltei a recuperar peso e engordar em uma velocidade muito parecida com a que tinha ao uso de corticóides na infância, achava que era somente excesso de trabalho e estudos mas não era. Graças a Deus um leve incidente me trouxe o diagnóstico do que estava havendo, sofri um TCE (“traumatismo craniano”) durante um treino de musculação, o que me levou a o pronto-socorro e a uma Ressonância que evidenciou Sd. da Sela Vazia (ausência visível da glândula hipófise). Apesar de boa alimentação e treinos, isso estava me levando novamente a uma obesidade mórbida devido a queda acentuada da produção de testosterona e hormônios tireoidianos.
A partir desta data me aventurei por diversas formações para cuidar da minha saúde e busquei respostas para mim e para meus pacientes que a medicina tradicional sozinha não possibilitava.
Durante essa jornada de conhecimento e estudos, em 2012 iniciei os primeiros passos deste centro clínico que hoje é minha referência em medicina personalizada, onde alcancei o que sempre desejei: proporcionar tanto para atletas profissionais ou simplesmente para os que buscam uma longevidade saudável o maior número de ferramentas e inovações para sua melhor versão física, mental e espiritual.