Esporte, Alto Rendimento e Performance
Esporte de alto rendimento se refere a atletas, equipes esportivas e organizações esportivas que se concentram no desempenho de elite (por exemplo, atletas de nível nacional ou internacional).
Atletas profissionais ou amadores que conseguem aumentar o uso dos recursos e técnicas disponíveis, adquirem novas competências na formação, atingindo assim um alto nível de competência. Esses atletas são aqueles considerados de alto rendimento.
Porém não necessariamente um atleta de alto rendimento é um profissional e vive do esporte. Muitas pessoas que já tem uma rotina super puxada no dia a dia se dedicam a esportes em nível de alto rendimento, como o tênis, beach tênis, triatlhon, maratona, ultramaratona entre outros,e chegam a ter tempos e despenho próximos ao da elite profissional do esporte.
Normalmente vemos que as lesões repetitivas estão mais ligadas aos atletas amadores de alto rendimento do que aos profissionais, lembrando que os profissionais normalmente têm; uma equipe que os acompanha fazendo seu manejo de energia, prevenção de lesões, periodização e recuperação pós treino. Já os atletas amadores, tem um tempo muito curto além dos afazeres do seu dia para se dedicar ao esporte, e sempre focam esse tempo no treino e desempenho, esquecendo assim de tudo o que há ao redor sobre conhecimento para recuperação, alimentação, suplementação, ajustes metabólicos e genéticos que são de extrema importância. O que mais nos preocupa com esses atletas é a auto medicação, muitos deles recorrem a analgésicos e antiinflamatórios corriqueiramente para se manterem sob rendimento no esporte que praticam, até porque o medo de investigar algo que possa deixa-lo um tempo ausente ou em reabilitação os fazem buscar a auto medicação, lembrando que o ser humano é um ser compensatório, não seria diferente nesse grupo de pessoas, que através do esporte tem sua válvula de escape e compensação para seu anseios da vida.
Em todos esses anos acompanhando atletas amadores, profissionais, assim como multi campeões nos mais distintos esportes, me mostraram que o caminho para que haja longevidade no esporte, assim como na vida está embasado no equilibrio físico, emocional e espiritual. Sendo que o equilibrio físico e emocional depende diretamente de muitas variantes que podem ser analizadas de forma bioquímica( hormônios e nutrientes), biofísica( análise de compartimentos corporais e ângulo de fase) e com testes específicos que vão desde os genéticos para sabermos as alterações individuais que são herdadas( fibras musculares específicas, capacidade de metabolizar algo, tempo de recuperação entre treinos, assim como riscos de lesão), assim como estudos do equilibro entre mordida, coluna, quadris e pés. Conhecer a fundo cada paciente, e a importância do esporte em sua vida, são a base para prevenção e rápida reabilitação de lesões, sabemos que a dor é uma companheira o atleta, mas a lesão sempre será sua inimiga.