Ozonioterapia

O ozônio é um composto químico de três átomos de oxigênio (0³), altamente energético do oxigênio atmosférico normal (0²). Em condições normais, o ozônio é um gás incolor com um odor característico perceptível, por exemplo, após temporais, em altas altitudes ou próximo ao mar. Por ser um agente de oxidação extremamente poderoso, desinfetante e altamente eficaz, é também usado em todos o mundo para esterilizar as instalações de tratamento de água para consumo. O ozônio medicinal é sempre uma mistura de ozônio e oxigênio puro, produzido por um gerador de ozônio. De acordo com sua aplicação, a concentração do ozônio pode variar entre 1 e 100 μg/m3 (0,05 a 5% de ozônio).

A ozonoterapia é aplicada em diversas formas, entre elas:

• AHTM (Autohemoterapia Maior);

• AHTm (Autohemoterapia menor);

• Insuflação Retal;

• Insuflação Vaginal;

• Tratamento tópico (bolsa, bag, touca);

• Injeção intra-articular;

• Injeção subcutânea;

• Água ozonizada e azeite ozonizado;

• Sauna com ozônio;

• Hidrozonioterapia;

Indicações

• Coadjuvante para reabilitação de lesões de origem desportiva e crônica, como: Artrose, Tendinites, Bursites, Estiramentos e contraturas;

• Coadjuvante ao tratamento de problemas circulatórios e na área da geriatria no que envolve prevenção e terapia;

• Coadjuvante ao tratamento das doenças provocadas por vírus, tais como hepatites e herpes;

• Coadjuvante na abordagem da Síndrome da Fadiga (cansaço) Crônica;

• Terapia complementar em vários tipos de câncer, contribuindo para uma imunoativação geral em dosagens baixas na forma de Auto-hemoterapia Maior ou Auto-hemoterapia menor;

• Disfunções mitocondriais;

Características do Ozônio

• Ocorrência natural
    O ozônio é um dos gases mais importantes na estratosfera que cerca nosso planeta (a uma altura de 10 a 50 Km);

• A camada de ozônio
    É uma camada protetora que age como um filtro de energia ultravioleta (UV), altamente destrutiva, que vem do sol, ajudando assim a manter o equilíbrio biológico em nosso planeta;

• O "Buraco" de ozônio
    Um processo químico causado por gases industriais que provocam "buracos" na camada de ozônio. Por não haver, então, ozônio suficiente para agir como um filtro, ocorre uma abertura cada vez maior, permitindo que os raios UV (são capazes de causar câncer de pele e de influenciar processos genéticos) possam penetrar sem resitência.

Diferenças entre Ozônio Técnico x Ozônio Medicinal

Ozônio Técnico

É uma mistura do ozônio e do ar ambiente, gerada a partir do ar atmosférico, que é usada no mundo inteiro, principalmente para a água esterilizada e nos processos químicos de descoloração.

Ozônio Medicinal

Ao contrário do ozônio técnico, a forma medicinal é gerada a partir do oxigênio médico e puro através de descarga elétrica silenciosa, formando uma mistura de oxigênio-ozônio em concentrações e doses exatas, para fins medicinais.

Benefícios

• Modula o sistema imunológico;

• Imunomodulador celular;

• Favorece a proteção do DNA;

• Aumento da proteção antirradicais livres;

• Estimula o metabolismo;

• Redução da atividade inflamatória;

Propriedades e efeitos

O ozônio medicinal tem propriedades altamente bactericidas, fungicidas e antivirais (virustático). Sua capacidade de estimular a circulação é usada no tratamento de problemas circulatórios e na revitalização de funções orgânicas de modo geral. Quando administrado em baixas concentrações, o ozônio pode ativar o sistema imunológico do organismo. Como uma resposta a esta ativação através do ozônio, as células imunes do corpo produzem os mensageiros especiais chamados Citoquinas (mediadores importantes como o interferon e interleucinas), estes informam outras células imunes, provocando uma cadeia de mudanças positivas no sistema imune, que se torna mais capaz de resistir a doenças.

De um primeiro passo em direção a saúde