Skip to main content

Suplementação via oral

O número de usuários de suplementos nutricionais está aumentando exponencialmente no Brasil e nos demais países, por diversos motivos como: benefícios para a saúde em geral, prevenção de doenças, tratamento de patologias, busca incessante pelo “corpo perfeito”, melhora no condicionamento físico e aumento no desempenho dos atletas de elite ou praticantes de atividade fisica. Previamente à indicação de qualquer suplementação, faz-se necessária uma orientação para isso, a ISSN (International Society of Sports and Nutrition) publica recomendações periódicas sobre a quantidade adequada dos macros e micronutrientes na alimentação, que deve ser individualizada e com isso o suplemento nutricional oral, deve ser um complemento e aliado a dieta. Já foram descritos mais de duzentos e cinquenta tipos de suplementos alimentares.

Os suplementos podem conter carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas, ervas, enzimas, substâncias do metabolismo intermediário (como aminoácidos) e vários tipos de extratos vegetais e animais. Eles podem ser classificados como suplementos de conveniência, os quais são formulados para fornecer uma quantidade adequada de calorias e substâncias necessárias; suplementos que agem no ganho ou perda de peso e suplementos que agem melhorando o desempenho cerebral e ou fisico.

E 95% das pessoas necessitam de uma ou duas ou mais substâncias, pois o nosso dia a dia é muito diferente de alguns seculos atras e a capacidade de absorção de cada indivíduo, tempo, diferenças de DNA, mostram a cada dia, que cada um necessita de alguma subistancia e quantidade específico para Si. A suplementação nutricional deve ser encarada como algo para a vida toda e em todas as fases da vida (de maneiras diferentes).

1-Souza Junior, T. P.; Gualano, B.; Prestes, J.; Ribeiro, S. M. l.; Aoki, M. S. Biomotricity round table - dietary supplements and muscular hypertrophy. Brazilian Journal Biomotricity, Vol. 4, Num. 4. p. 227- 245 2010

2 -Bilsborough S.; Mann N. A review of issues of dietary protein intake in humans. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, Núm. 2, pg. 129-152 2006

De um primeiro passo em direção a saúde