A síndrome Pós Covid é causada pela infecção do vírus SARS-COV-2 e apresenta uma característica multissistêmica.É um termo utilizado para designar uma série de sinais e sintomas físicos e psicológicos debilitantes e persistentes.
As manifestações mais comuns incluem dispneia, fadiga crônica, dor muscular,artralgia, tosse persistente e dor torácica e suas principais complicações englobam fibrose pulmonar, embolia pulmonar e trombose. Há as terapias imunomoduladoras, que atuam estimulando o sistema imunológico na ação contra o novo coronavírus e acredita-se que, para dar suporte necessário aos pacientes em recuperação, é primordial que eles sejam atendidos com um acompanhamento sistemático e, vinculado a programas que atendam uma reabilitação cognitiva, emocional e física.
Por isso, para combater a síndrome pós-covid ou, ao menos minimizá-la, uma abordagem multifacetada é fundamental e o tratamento deve ser conduzido de forma pragmática. A população recuperada de Covid-19 requer uma avaliação clínica completa a fim de que se identifique sintomas novos, progressivos ou persistentes.
Com os avanços atuais , conseguimos através de exames genéticos e bioquímicos entender qual fator predisponente e ou colaborador da Síndrome, além dos próprios danos causados pelo vírus. Sendo assim uma avaliação minuciosa nutricional e metabólica se faz importante pois parte dos pacientes evoluem com distúrbios nutricionais vezes importantes e/ou metabólicos como por exemplo, desenvolvendo tireoidite auto-imune pós covid, hipogonadismo(diminuição da função testicular ou ovariana), ganho de peso entre outros.
Lista dos principais sintomas envolvidos na sindrome pós covid:
Fadiga
Falta de ar
Dores de cabeça
Dores musculares
Queda de cabelo
Perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura)
Dor no peito
Tontura
Tromboses
Palpitações
Depressão e ansiedade
Dificuldades de linguagem raciocínio e memória
Baixa Libido
Diminuição na qualidade da ereção peniana